Categorias
Saúde

Exercício e humor

Os exercícios podem ter um impacto enorme no seu humor. Na verdade, acredita-se que os exercícios podem ser tão eficazes quanto os antidepressivos no tratamento da depressão leve a moderada.

Os exercícios não apenas ajudam no tratamento da depressão, mas também evitam que as pessoas voltem a ficar deprimidas. Portanto, é importante manter um regime de exercícios depois que as pessoas melhorarem.Ainda não entendemos exercício e humor o suficiente para saber exatamente qual tipo de exercício é melhor – ou quanto – mas o que sabemos é que definitivamente tem um efeito positivo.O exercício pode:

  • aumente seus níveis de energia
  • te ajudar a ter uma boa noite de sono
  • distraí-lo de suas preocupações e tirá-lo de um ciclo de pensamentos negativos que podem alimentar ansiedade e depressão
  • ajudá-lo a sair e estar com as pessoas  se estiver se sentindo sozinho; até mesmo um sorriso ao passar por alguém na rua pode melhorar seu humor
  • ajudam você a se sentir mais no controle e a melhorar sua auto-estima, porque você está desempenhando um papel ativo em seu próprio tratamento
  • Aumente a sua confiança ao enfrentar desafios e atingir metas, não importa quão pequenas, além de ajudá-lo a se sentir bem com seu corpo
  • ajudá-lo a evitar abordagens menos úteis, como beber álcool ou insistir em como você se sente.

A ligação positiva entre exercício e humor

Ainda não entendemos exatamente por que o exercício é tão bom para melhorar as condições de humor, mas sabemos que funciona. 

Isso pode ser devido a uma combinação de razões, incluindo:

  • O exercício ajuda a depressão crônica ao aumentar a serotonina (que ajuda o cérebro a regular o humor, o sono e o apetite) ou o fator neurotrófico derivado do cérebro (que ajuda os neurônios a crescer).
  • O exercício reduz os produtos químicos do sistema imunológico que podem piorar a depressão.
  • O exercício aumenta o nível de endorfinas, que elevam o humor naturalmente.
  • O exercício ajuda a fazer com que seus padrões de sono voltem ao normal. Sabemos que dormir o suficiente pode proteger o cérebro de danos.
  • Os exercícios proporcionam uma atividade concentrada que pode ajudá-lo a ter uma sensação de realização. 
  • O exercício limita o efeito do estresse no cérebro.

O que sabemos sobre exercícios e humor

Muitos estudos foram feitos para entender a ligação entre exercício e humor. 

O que sabemos é:

  • pessoas que se exercitam regularmente têm menos sintomas de depressão e ansiedade do que aquelas que não
  • exercícios de intensidade moderada podem ser um tratamento eficaz por si só para depressão leve a moderada
  • 16 semanas de exercícios regulares são tão eficazes quanto medicamentos antidepressivos no tratamento de idosos que não faziam exercícios anteriormente
  • os exercícios podem ajudar a tratar pessoas com depressão que responderam parcialmente aos antidepressivos; ou seja, pode ajudá-los a ficar cada vez melhores
  • tanto exercícios aeróbicos (como caminhar, andar de bicicleta ou correr) quanto treinamento de força (como levantamento de peso) podem ajudar a tratar a depressão.

Exercício ao ar livre 

Para obter benefícios ainda maiores, tente se exercitar ao ar livre . 

Alguns estudos recentes descobriram que pessoas relatam um nível mais alto de vitalidade, entusiasmo, prazer e autoestima, e um nível mais baixo de tensão, depressão e fadiga, depois de caminharem ao ar livre. As pessoas que se exercitam ao ar livre também dizem que são mais propensas a se exercitar novamente do que as que ficam em casa.E as pessoas que se exercitam ao ar livre o fazem com mais frequência e por mais tempo do que aquelas que se exercitam dentro de casa. 

Vitamina D

A pesquisa mostra que a vitamina D  pode nos ajudar a combater doenças. A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol porque podemos obter nossa dose diária apenas passando algum tempo ao sol.

Ainda estamos aprendendo sobre o que a vitamina D pode fazer pelo nosso corpo, mas estudos sugerem que ela pode nos proteger de uma série de doenças, desde osteoporose e câncer a ataques cardíacos e depressão.A boa notícia é que seu corpo pode produzir toda a vitamina D de que você precisa se você expor seus braços e pernas ao sol por 10 a 15 minutos algumas vezes por semana. Para obter benefícios extras, por que não combinar isso com alguns exercícios? 

Menos tempo de tela

Estando dentro de casa, é naturalmente tentador ser mais sedentário do que se estivesse fora de casa. Você pode gostar de fazer seus exercícios no ambiente controlado de uma academia, mas sempre há muitas oportunidades para se exercitar ao ar livre.

Você pode querer passar mais tempo caminhando ou indo de bicicleta para o trabalho, fazendo jardinagem, limpando o quintal ou fazendo outras atividades que o afastem do computador ou da televisão.As crianças correm o risco de assistir a uma quantidade excessiva de televisão, jogar videogame ou usar tablets. Pesquisa temencontrado que as crianças são duas vezes mais ativas quando passam o tempo fora de casa.

Leve

A luz natural é conhecida por ajudar a melhorar o humor das pessoas, portanto, sair de casa pode ajudá-lo a se sentir melhor.

Exercício verde

Pesquisadores na Grã-Bretanha têm trabalhado na ideia de que os exercícios na natureza agregam benefícios à saúde mental . Eles chamam isso de ‘exercício verde’.

Esses pesquisadores descobriram que até cinco minutos de exercícios na natureza podem melhorar seu humor. Quando você estiver se sentindo deprimido, vale a pena tentar um passeio pelo parque.Outra pesquisa descobriu que crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade podem se concentrar mais facilmente depois de caminhar em um parque, em comparação com andar em um bairro residencial. Embora o estudo tenha sido feito apenas com crianças, pode valer a pena tentar um passeio no parque se você também estiver tendo problemas de concentração.

Um benefício surpreendente dos exercícios verdes é que a exposição do corpo às plantas também pode melhorar o sistema imunológico. Os cientistas acreditam que os produtos químicos transportados pelo ar das plantas também podem nos proteger contra bactérias e vírus.Existem tantos benefícios em se exercitar ao ar livre. E, ao contrário de ir à academia, é tudo grátis. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *